Monday, November 27, 2006

Software de realidade virtual para visualizar a Terra, as Estrelas e Planetas do Sistema Solar






Hoje trago um conjunto de 3 pacotes de software livre para simular (recorrendo a realidade virtual) a Terra, as Estrelas e Planetas do Sistema Solar.

Começo pelo GoogleEarth, este software permite observar a Terra a partir do espaço e navegar a baixa altitude visualizando o relevo e detalhes com uma resolução muito boa (principalmente onde temos fotos aéreas, em vez de imagens de satélite). A navegação é feita como se de um voo se tratasse.


O Stellarium é um software de simulação que permite visualizar os céus a partir da Terra. Muito interessante é a possibilidade de acompanhar o movimento dos astros que vemos nos céus, e a qualquer altura ampliar a imagem para os observar a pouca distância.



O Celestia é um software de simulação que permite navegar pelo Sistema Solar observando os Planetas com um detalhe muito bom! Mas este software permite mesmo observar a via Lactea desde o exterior.



A conjugação destes 3 simuladores permite-nos mostrar às crianças aspectos da realidade que lhes facilitam a compreensão de conceitos que sem a visualização são extremamente complicados.

Vale a pena dar uma vista de olhos no blog dos Alunos do 2º Ano da Manhã, EB1 da Sé (Braga) para ver o que apreenderam do que observaram nos simuladores sobre o eclipse solar do dia 29 de Março de 2006:

http://eb1se2manha.blog.pt/656020/



No comments: