Friday, December 01, 2006

Coura Campus Party




Esta é uma novidade que me dá muito prazer anunciar!

Não por ter tido qualquer participação directa nela, mas pela localização (Paredes de Coura) do evento e pelas recordações que tenho por ter estado envolvido na organização da primeira grande LAN PARTY Portuguesa - A Minho Campus Party 2001.

No próximo fim de semana vou estar na Coura Campus Party :)

Os meus Parabéns à organização do Evento!

Conheço bem o esforço de vender a ideia e de a pôr em prática, mas também conheço a sensação de prazer e a euforia de ver a sala cheia, conhecer cada um dos participantes e ver a cara de cansaço e satisfação no fim do evento :)

A primeira grande recordação tem a ver com o meu Pai - Altamiro Barbosa Machado o grande responsável pela realização da primeira Minho Campus Party.

Estávamos juntos de férias na praia em Espanha (Sanxenxo), em 1999, quando o meu Pai leu um artigo no ElPais sobre a Campus Party de Valencia. Imediatamente tomou a decisão de contactar a organização (Asociación E3 Futura) e no ano seguinte enviar uma comitiva de 40 estudantes da Licenciatura em Informática de Gestão (LIG) e do Departamento de Sistemas de Informação (DSI) da Universidade do Minho .

Não estive envolvido de inicio na organização do evento, nem participei na primeira comitiva enviada para Valencia em 2000. Apenas acompanhei o meu Pai a uma reunião com a E3Futura, em Outubro de 2000, porque ambos estávamos em Madrid a assistir a um evento organizado pelo ICEP no âmbito do "Perfil de Portugal". Nessa reunião pude conhecer Paco Ragageles criador da Campus Party (Espanha).

Devo dizer que o que mais me impressionou no Paco Ragageles foi a ambição! Não só ele falava com muito entusiasmo e energia dos seus objectivos pessoais [que na altura passavam por adquirir um Ferrari :) ] mas também nas suas visões do que deveria ser o envolvimento de cada pessoa, na pressão sobre os governos para envolver Portugal e Espanha em áreas de referencia como a conquista do Espaço...

Não é por acaso que Stephen Hawking abre por videoconferencia a décima Campus Party con 5.500 participantes...



Lembro-me de falar uma ou outra vez com o meu Pai sobre a organização do evento e onde poderia ser realizado. O local em que ele mais apostava era Guimarães na Universidade do Minho (Campus de Azurem), outro era Braga e outro que comentamos foi Paredes de Coura :)

Isto porque temos uma casa em Paredes de Coura, o Presidente da Câmara é uma pessoa muito aberta a novas ideias e poderíamos eventualmente tentar obter financiamento para o evento pelo Interreg.

No dia 23 de Março de 2001 o meu Pai faleceu...

Dado o envolvimento dele numa série de projectos, foi necessário ir dando informações às pessoas que poderiam dar seguimento a cada um deles. O único que ficou orfão foi o projecto da Campus Party. Era então necessário conseguir alguém para liderar o projecto de realizar em Portugal a primeira grande Lan Party de dimensão Nacional (e eu não estava em condições de o fazer...).

A primeira pessoa me passou pela cabeça foi Eduardo Beira que era um amigo e colaborador do meu Pai no DSI e antigo director meu na Agência para o Investimento no Norte de Portugal.

A primeira vez que abordei o tema foi na cantina do Campus de Azurem, lembro-me de andar atrás dele a tentar convence-lo da ideia de realizar a Campus Party. Ele e o meu Pai já tinham falado do tema, mas a organização do evento tinha muitos entraves. Nesse dia não o convenci a organizar o evento, mas 1 ou 2 dias depois falamos e Eduardo Beira deu-me indicações para contactar Paco Ragageles e convence-lo de que eu e um professor da Universidade do Minho, iríamos dar continuidade aos esforços do meu Pai, assegurando a organização do evento em Portugal.

Telefonei ao Paco e ficamos de nos reunir os 3 em Madrid. Depois da reunião ficamos com a noção dos custos totais de montar o evento e dos custos da E3Futura para apoiar a organização Portuguesa (que incluia a transferência do know-how e dos patrocinadores internacionais).

Entretanto Eduardo Beira estava a configurar o evento como sendo uma ferramenta de marketing territorial, vendendo a ideia a Capa Pereira, então Presidente da AIMinho, Associação Industrial do Minho. Este deu de imediato a cobertura institucional da AIMinho ao evento assegurando a organização do evento.

Segui-se uma corrida contra o tempo para organizar o evento...

Em Lisboa, nas instalações da PT foi anunciada a data do evento.

Duas equipas pertencentes à organização da primeiro Minho Campus Party, deslocaram-se a Valencia para (continuo mais tarde este post....)